A Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado do Pará (Emater) fará um diagnóstico socioprodutivo de 300 famílias que vivem nos arredores do empreendimento Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto, da Horizonte Minerals, em Canaã dos Carajás, no sul do Pará. O trabalho terá apoio da mineradora.
O convênio entre a Emater e a Horizonte Minerals foi assinado nesta quarta-feira (28). O Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto está em fase de estudo de viabilidade. A mineradora atua há 10 anos no Pará. Em novembro de 2022, a companhia também firmou parceria com o órgão estadual em benefício de assentamentos rurais do município paraense de Conceição do Araguaia.
A diretora de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) da Horizonte Minerals, Flávia Veronese, destaca que “é essencial realizar esse estudo com a EMATER na fase preliminar do Projeto Vermelho para que possamos desenvolver uma parceria de longo prazo com a comunidade. Esse acordo de cooperação pretende contribuir com o desenvolvimento social e econômico dos moradores, fortalecendo a produção rural local”.
Leia mais, no Fato Regional:
- Pesquisa aponta alta aprovação da gestão do prefeito Dr. Celso e reeleição nas eleições em Tucumã em 2024
- Censo 2022: Pará chega a 8.116.132 pessoas; veja população atualizada dos municípios do sul do Pará
- Trabalho Escravo: Pará é o primeiro estado da região Norte a criar fundo para promoção do trabalho digno
Para Nildo Frasão, gerente de Relacionamento com a Comunidade, “a parceria é fundamental para conhecer com profundidade as necessidades das comunidades próximas ao Projeto Vermelho”. “Este diagnóstico vai ajudar na adoção de ações que melhorem a produtividade desses produtores rurais, direcionando o trabalho para as vocações produtivas da região, sempre com respeito ao meio ambiente e às vocações dos comunitários”.
Além dos representantes da Horizonte Minerals, a assinatura do convênio contou com a participação do diretor técnico da Emater em Canaã dos Carajás, Rosival Posedônio; do supervisor regional da autarquia, Fernando Augusto Figueiredo Araújo; e do coordenador do escritório de Canaã, Mateus Sousa. Os profissionais que serão responsáveis pelo diagnóstico também participaram do encontro.
(Da Redação do Fato Regional)
NOS SIGA NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM!