O coronel Francisco assumiu o Comando de Policiamento Regional XIII em abril deste ano. Nesta quarta-feira (28), ele apresentou as primeiras impressões sobre o novo desafio, em São Félix do Xingu, no sul do Pará. E ainda apresentou algumas das estratégias para proteger as mais de 306 mil pessoas que vivem nos 8 município da região da PA-279 e arredores.
Francisco tem 24 anos de serviço público. Se formou na Academia Coronel Fontoura e foi comandante em várias missões. Passou pelo Comando de Policiamento da Capital e comandou o 25º Batalhão de Polícia Militar. Foi promovido a coronel no dia 21 de abril deste ano. E agora assume o que considera ser um dos maiores desafios da carreira.
“É uma grande satisfação conhecer esta região maravilhosa, em constante expansão e desenvolvimento. Temos muitas problemáticas e desafios devido às dimensões da região e comunidades afastadas, mas temos policiais muito competentes, guerreiros e muito dedicados. Temos inclusive heróis, como os policiais que salvaram pessoas do incêndio em Ourilândia do Norte, que estamos aguardando que sejam condecorados pelo ato de bravura”, comentou coronel Francisco.
O CPR XIII trabalha, atualmente, com o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM, comandado pelo coronel Alan), em Xinguara, e o 36º em São Félix do Xingu (comandado pelo coronel Carmona). Cada batalhão tem estratégias como os policiamentos destacados e a patrulha rural.
O coronel destaca que o começo do trabalho é a integração e uso estratégico dos recursos. E em seguida, comunicação com a comunidade, através de redes sociais, imprensa e trabalho público com as prefeituras, com a Polícia Civil, Ministério Público e poder Judiciário.
Leia mais, no Fato Regional
- Censo 2022: Pará chega a 8.116.132 pessoas; veja população atualizada dos municípios do sul do Pará
- Juiz manda soltar suspeito de decapitar e jogar corpo em poço em Tucumã
- Trabalho Escravo: Pará é o primeiro estado da região Norte a criar fundo para promoção do trabalho digno
Medidas para proteger 8 municípios e mais de 306 mil habitantes
Entre as primeiras medidas que o novo comandante do CPR XIII aponta está a criação de novos polos de formação de policiais. Ele está em contato direto com o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, e os prefeitos de São Félix do Xingu, Água Azul do Norte, Xinguara, Ourilândia do Norte, Tucumã e Rio Maria (onde já existe um centro) para conseguir espaços para os centros.
“Quanto mais policiais formados, melhor poderemos atender à nossa população e desenvolver estratégias para garantir a segurança dos cidadãos de bem da região. Temos ainda a expectativa de criação de um batalhão rural em Xinguara e do batalhão de Água Azul do Norte, que é uma cidade que está crescendo muito e onde a prefeitura já deve fornecer um terreno para esse batalhão”, adiantou o coronel.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, já anunciou que um novo concurso para a PM ainda neste ano, com vagas para 4 mil praças e 400 oficiais. Se todos os polos de formação forem aprovados, será possível formar mais 200 policiais. A formação mais recente ocorreu no centro de Rio Maria, com 42 policiais formados em 2022.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
NOS SIGA NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM!