A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29/6) a segunda fase da operação “Day After”, que resultou na prisão de 33 pessoas, sendo duas delas no Pará. A PF não deu detalhes sobre os locais das prisões. Nesta etapa também foram apreendidos 11 armas de fogo. Após o término do prazo de recadastramento de armas de fogo, encerrado no último dia 3 de maio, a PF já prendeu 147 CACs, proprietários de armas de fogo e vigilantes.
O objetivo da operação era cumprir mandados de prisão em aberto que foram expedidos contra colecionadores, atiradores e caçadores (CACs). Apesar do foco, outras pessoas com posse de arma não CAC, como vigilantes, foram alvo da operação.
Os crimes pelos quais os mandados de prisão foram cumpridos incluem atos terroristas, homicídio, estupro, roubo, extorsão e tráfico de drogas. Houve, também, o cumprimento de mandados de prisão civil por não pagamento de pensão alimentícia.
“Uma vez que a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, estão sendo adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo, por parte da PF, além de comunicação ao Exército Brasileiro, para cassação das autorizações concedidas aos CACs”, disse a PF por nota.
Operação “Day After”, segunda fase:
Prisões
- AL: 1 prisão
- DF: 1 prisão
- ES: 1 prisão
- MA: 3 prisões
- MG: 6 prisões
- MS: 1 prisão
- PA: 2 prisões
- PB: 1 prisão
- PE: 1 prisão
- PI: 1 prisão
- PR: 4 prisões
- RO: 2 prisões
- RS: 1 prisão
- SC: 1 prisão
- SP: 4 prisões
- TO: 3 prisões
- TOTAL: 33 prisões
Armas apreendidas
- MA: 1 revólver 38
- MG: 1 revólver 22
- PA: 1 revólver 38/ 1 pistola .380/ 1 pistola 9mm/ 1 espingarda
- PR: 1 pistola .380
- PE: 1 pistola 9mm
- RO: 1 pistola 9mm
- RS: 1 pistola 9mm
- SP: 1 revólver 38.
- TOTAL: 11 armas apreendidas
(Da Redação do Fato Regional, com informações da PF)
NOS SIGA NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM!