sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Novo alvo da direita brasileira, Flávio Dino tem sabatina no Senado nesta quarta-feira (13/12) para vaga de ministro no STF

Será a primeira 'sabatina dupla' da história, que vai incluir questionamentos da CCJ a Paulo Gonet, nome apontado por Lula para ocupar o cargo de procurador-geral da República e que está mais alinhado à direita do que às ideias da esquerda e do governo petista
Paulo Gonet e Flávio Dino são os indicados por Lula para ocupar a PGR e uma vaga de ministro do STF, respectivamente, e serão sabatinados pelo Senado Federal nesta quarta-feira (Foto: Presidência da República)

Pela primeira vez na história, o Senado Federal fará uma sabatina dupla para indicados da Presidência da República para cargos específicos. Nesta quarta-feira (13), o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, será um dos sabatinados para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também vai fazer questionamentos ao indicado de Lula (PT) para ocupar o cargo de procurador-geral da República: Paulo Gonet, um nome criticado pela base governista por ser alinhado à direita.

Enquanto a direita brasileira comemora a indicação de Gonet, que tem posicionamentos alinhados às pautas e ideias conservadoras e liberais, Dino não é tão bem visto. Comunista declarado e cristão convicto é um perfil que não entra na cabeça não faz ideia do que comunismo realmente seja. Alvo de ataques constantes e sucessivas convocações ao Congresso Nacional, ele costuma responder a parlamentares com tom professoral e bem-humorado (tido como “debochado”).

ASSSISTA AO VIVO:

Dino é indicado por Lula para ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula já indicou ao STF Cristiano Zanin, que foi advogado dele durante o processo da operação Lava-Jato e o nome foi aprovado. Assim como Gonet, foi um candidato criticado pela base aliada por ter ideias conservadoras e alinhadas à direita. Para serem aprovados na sabatina, Dino e Gonet precisam receber metade dos votos válidos.

Se aprovados, os nomes irão para votação em plenário no Senado. A previsão é que também ocorra ainda nesta quarta-feira, apesar da expectativa de que seja uma das mais longas sabatinas já registradas.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!