A campanha de vacinação contra a gripe no Pará será prorrogada até fevereiro de 2024. Dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apontam que apenas 245 mil pessoas se vacinaram desde o início da imunização contra vários tipos do vírus influenza. Isso representa 9% do total de 2,7 milhões de pessoas que deveriam receber a proteção. A mobilização para imunizar os paraenses antes da chegada do inverno começou no dia 13 de novembro.
Por decisão do Ministério da Saúde e levando em conta que a região Norte tem clima e estações diferenciadas do restante do Brasil, esta foi a primeira vez que a campanha de vacinação contra a gripe foi realizada antes do início do inverno amazônico. Antes, as campanhas ocorriam de forma simultânea em todo o país e o Pará só recebia vacinas no meio ou final do período chuvoso e mais propenso a casos de influenza. A prorrogação vale para todos os estados do Norte.
“Vale ressaltar que mesmo o indivíduo tendo sido vacinado durante o período de campanha que ocorreu no primeiro semestre deste ano, este deve receber a nova dose durante até fevereiro de 2024, visto que o próximo período de vacinação no estado está previsto para acontecer em novembro de 2024 e não mais em março como era anteriormente”, explica a diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes.
Jaíra Ataíde, coordenadora de Imunização da Sespa, reforça que a campanha de vacinação é para proteger todo um grupo alvo antes da circulação dos vírus respiratórios, principalmente os vírus influenza. “O Pará precisa acelerar essa vacinação da população nos 144 municípios do estado. Essa é uma ação muito esperada dos estados da região norte, exatamente para enfrentar o nosso período mais chuvoso”, avalia a coordenadora.
Veja quais são os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe:
- idosos a partir de 60 anos
- trabalhadores da saúde
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
- gestantes
- puérperas
- povos indígenas
- professores
- pessoas com comorbidades
- pessoas com deficiência permanente
- caminhoneiros
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- trabalhadores portuários
- profissionais das forças de segurança e salvamento
- profissionais das Forças Armadas
- funcionários do sistema de privação de liberdade
- população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade
- adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas
- pessoas em situação de rua.
A vacinação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos e esforços da União e das Secretarias Estaduais (SES) e Municipais de Saúde (SMS). A Sespa tem abastecido regularmente todos os 144 municípios paraenses com as doses de vacinas. Importante ressaltar que as campanhas e estratégias de vacinação são de responsabilidade dos municípios. Para se vacinar contra Influenza, procure uma Unidade Básica de Saúde e leve o cartão de vacinação e um documento de identidade válido.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Sefa apreende duas escavadeiras irregulares em Conceição do Araguaia e caminhoneiro tenta fugir
- ‘Jogo do Tigre’ leva influenciadores digitais do Pará para a prisão; saiba quem são
- Em Floresta do Araguaia, Governo do Pará anuncia construção de unidade de saúde e entrega benefícios sociais do CredCidadão e Sua Casa