Após aprovar um projeto de lei, o Congresso dos Estados Unidos pode banir o TikTok no país. A proposta foi votada nesta terça-feira (23) e o presidente Joe Biden sancionou a lei. Na prática, a única chance de manter a plataforma de vídeos curtos ativa é encontrar uma empresa compradora “de confiança”.
A ByteDance, proprietária do TikTok, deve recorrer à Justiça estadunidense e dizer que a lei é inconstitucional. A empresa lamentou a decisão e disse que a medida “…atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”.
O prazo para a ByteDance encontrar um comprador será de 270 dias, a contar da assinatura de aprovação do projeto presidente estadunidense Joe Biden, com possibilidade de prorrogar por mais 90 dias. O novo dono não pode ter relação com a empresa chinesa.
A explicação para a proposta é que a plataforma poderia estar usando o alcance para coletar dados sensíveis de usuários dos Estados Unidos e que poderiam comprometer a segurança nacional. Em março, o Tribunal de Justiça do Maranhão havia condenado a empresa num processo semelhante. Acesse aqui e saiba mais a respeito.
*Esta matéria foi atualizada às 17h30 após a confirmação de que o presidente Joe Biden sancionou a lei
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Lula lança ‘Programa Acredita’ para facilitar crédito e renegociar dívidas de pequenos negócios e MEIs
- Polícia Federal investiga invasão a sistema de pagamentos do Governo Federal e possível desvio de recursos
- Dr. Celso anuncia que comerciantes da Feira de Artesanato e Praça de Lazer de Tucumã terão lojas padronizadas e projetadas por arquiteto