O ano de 2024 não é o mais propício para folgas e feriados prolongados. Muitas datas nacionais e que dão descanso a estudantes e trabalhadores caem nos finais de semana. Para algumas pessoas, Corpus Christi, neste dia 30 de maio, será ponto facultativo e que “enforca” a sexta-feira. Mas não é para todos. De feriadão mesmo só restou a Proclamação da República, no dia 15 de novembro, para os brasileiros fazerem qualquer tipo de programação especial.
Os próximos feriados “perdidos” deste ano por caírem num sábado ou domingo são Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Dia de Finados (2 de novembro). No entanto, dependendo das negociações com sindicatos e associações, trabalhadores dos setores comerciais podem ter direito a folgas que, em outras situações, geralmente não têm.
Para descansos no meio da semana, restaram o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro, o mais novo feriado) e Natal (25 de dezembro). Há ainda feriados municipais e estaduais, como a Adesão do Pará à Independência do Brasil (15 de agosto), que podem ter negociações para se tornarem prolongados ou não.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prazo para declarar o Imposto de Renda encerra nesta sexta-feira (31); pouco mais de 80% dos paraenses declararam
- Sem acordo, funcionários de supermercados de 6 municípios do Sul do Pará não podem trabalhar em feriados, diz sindicato
- Servidor dos Correios de Ourilândia do Norte é investigado por suspeita de desviar encomendas
- Justiça determina que bebê de Rio Maria, em condição grave, receba assistência; prefeitura garante atendimento
- Detran reforça fiscalização com operação ‘Corpus Christi’ em Conceição do Araguaia e mais 5 municípios