O prefeito de Tucumã (PA), Dr. Celso Lopes (União Brasil), é um dos 100 gestores públicos de todo o Brasil agraciados com o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, promovido pela Fundação Abrinq. Ele Também recebeu o título único de “Destaque Nacional” da região Norte. A premiação destaca um seleto grupo de gestores públicos empenhados em promover políticas públicas para proteção de crianças e adolescentes.
Apenas um prefeito de cada região recebeu o título de “Destaque Nacional”, sendo Dr. Celso o representante da região Norte. Entre as muitas ações do prefeito que levaram à conquista do prêmio, estão em destaque os projetos voltados à educação: construção e reforma de creches; melhoria da alimentação escolar; adesão a programas de reforço educacional, como o Alfabetiza Pará; investimento em uniformes escolares gratuitos para famílias de baixa renda.
“Estou aqui em Brasília, na Câmara dos Deputados, para receber o prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’ pela Fundação Abrinq e também a honra do título de ‘Destaque Nacional’ pela região Norte. Tenho o coração cheio de orgulho em compartilhar essa vitória que é de todos nós. Tenho muita gratidão a Deus e ao povo de Tucumã, pela oportunidade de trabalhar pelo nosso município e por nossas crianças. Trabalho agora reconhecido, em meio a apenas 100 prefeitos de todo o Brasil, para receber esse título”, declarou Dr. Celso.
Nesta sétima edição do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, correspondente à gestão 2021-2024, o reconhecimento também leva em conta melhorias nos indicadores relacionados à infância e adolescência dos municípios. Além de 8 prefeitos da região Norte, foram escolhidos 58 prefeitos do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul e 2 da região Centro-Oeste. Além disso, até 5 municípios, um de cada região do país, cujos gestores superaram as expectativas nos resultados alcançados, foram reconhecidos como Destaques Nacionais. Dr. Celso foi um desses destaques.
O prêmio foi criado em 1996 e é pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores foram engajados, resultando no reconhecimento de 698 prefeitos de 459 municípios. Entre as responsabilidades avaliadas estiveram o desenvolvimento de políticas planejadas, alocação orçamentária para a infância e adolescência, a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância, entre outros quesitos.
Para avaliar e incentivar, a Fundação Abrinq se comprometeu a viabilizar a troca de informações, apoiar tecnicamente os municípios participantes e oferecer visibilidade pública aos prefeitos reconhecidos. “O Programa Prefeito Amigo da Criança reforça a vitalidade da colaboração entre as gestões municipais e a sociedade civil na promoção de um presente e um futuro mais promissores para as crianças e os adolescentes no Brasil”, destaca Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Após sabotagens ao abastecimento de água em Ourilândia, Dr. Júlio oferece recompensa de R$ 20 mil para denúncia que leve à prisão de vândalos
- Governo do Pará adquire 1.650 antenas da Starlink para conectar escolas estaduais à internet
- Jair Bolsonaro é ‘descondenado’ pelo TSE no processo sobre comemorações do 7 de Setembro, mas continua inelegível
- BETS: Empresas de apostas esportivas terão até final do ano para se regularizarem
- PF encerra investigação da facada em Bolsonaro; Adélio agiu sozinho e teve advogado ligado ao PCC
- Governo Federal anula leilão para compra de arroz por suspeita de irregularidades e incapacidade das empresas