quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pesquisa aponta possível empate técnico entre Lula e Michelle Bolsonaro, se as eleições presidenciais fossem neste ano

Lula tem uma pequena vantagem absoluta, mas há um empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O governador do Pará, Helder Barbalho, também é citado na pesquisa feita com 2.026 eleitores de 164 municípios.
Michelle Bolsonaro aparece como um dos principais nome da direita para enfrentar Lula em 2026, caso Jair Bolsonaro siga inelegível (Montagem: Fato Regional)

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta que, se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula (PT) possivelmente seria reeleito. Porém, a disputa seria voto a voto e dependendo da campanha, já que o petista está tecnicamente empatado dentro da margem de erro da pesquisa com Michelle Bolsonaro (PL), esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foram entrevistados 2.026 eleitores, em 164 municípios, no período de 18 a 22 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. E o cenário considerado pela Paraná Pesquisas em que Lula e Michelle Bolsonaro estão tecnicamente empatados é se a antiga primeira-dama receber apoio direto do ex-presidente da direita. Lula teria 43,8% das intenções de voto, contra 40,2% de Michelle.

Porém, se Michelle Bolsonaro não tivesse o apoio do marido por alguma razão, a diferença nas intenções de voto, segundo a pesquisa aumenta: 44,3% para Lula e 39,1%. E num embate direto entre Lula e Jair Bolsonaro — caso deixasse de ser inelegível —, o petista também venceria, mas numa disputa acirrada e tecnicamente empatada: 44,1% contra 41,9%.

Numa pesquisa estimulada, com os nomes de candidatos apresentados, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também é mencionado no estudo da Paraná Pesquisas. Mais uma vez, Lula aparece num empate técnico, dentro da margem de erro, com Jair Bolsonaro. Dos nomes apresentados, o governador paraense teve o menor desempenho e ficando atrás até do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Já numa pesquisa espontânea, na qual os eleitores falam os nomes que vêm às cabeças deles, o instituto Paraná pesquisas registrou novamente vitória de Lula. Mais uma vez com empate técnico na margem de erro. Outros nomes apareceram, como Ratinho Júnior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas, todos de direita, o que mostra poucos nomes de esquerda e um cenário incerto na ausência do petista. Confira:

A pesquisa, ainda que muito adiantada — mas normalmente feita por partidos e outros atores interessados na política nacional —, mostra a influência de Lula e da família Bolsonaro para as eleições municipais deste ano.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!