Xinguara, no Sul do Pará, aguarda a conclusão das obras do novo circuito de distribuição de energia, chamado alimentador XN-06. O equipamento terá 3,96 km de rede elétrica, com tensão de 13,8 kv, atendendo aos bairros Marajoara II, Setor Chácara, Jardim Tropical I e II, Nova Suíça, Jardim América e um trecho da zona rural da rodovia PA-150 sentido Rio Maria, beneficiando cerca de 2.322 famílias.
Alimentadores são circuitos de média tensão que saem das subestações e levam energia elétrica para os transformadores das redes de média tensão. Atualmente, Xinguara conta com 6 alimentadores que atendem aos clientes, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Com o surgimento de novos bairros, empreendimentos e comércios, havia necessidade de expandir a rede elétrica e aumentar de carga para acompanhar o crescimento da cidade.
O novo alimentador XN-06 está sendo construído com o objetivo de atender 7% dos clientes, com cargas relevantes para o sistema, que antes eram atendidos pelo alimentador XN-02. E assim, o novo alimentador, cujas obras estão 63% concluídas, já poderá acomodar mais pessoas que venham a se instalar nesses bairros futuramente.
“É uma obra que vem para aliviar a carga de outro circuito que antes atendia a esses bairros e proporcionar melhorias no fornecimento de energia. Em casos de fatores externos, como queda de árvores, chuvas fortes e ventanias provocarem a interrupção no fornecimento de energia, esse novo alimentador terá condições de realizar o reestabelecimento de forma automática, em minutos”, comenta Newton Mescouto, executivo de Obras da Equatorial Pará.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Equatorial)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Vale e ISPN promovem programa de bolsas universitárias para estudantes indígenas; inscrições abertas
- VÍDEO: veranistas registram jacaré andando pelas areias da praia Verde, em Conceição do Araguaia, no Sul do Pará
- Em Tucumã, adolescente é encontrado morto dentro de escola em construção no residencial Vale das Rosas
- Homem é morto a facadas no setor Márcia Veloso, em Ourilândia do Norte
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!