Abertura do Carnaval de Salvador tem encontro histórico de gerações do Axé e banho de pipoca

O Trio 40 Anos de Axé, liderado por um dos pioneiros do ritmo oficial do Carnaval na Bahia, Carlinhos Brown, reuniu artistas tradicionais e mais jovens, que contam as quatro décadas de história de uma manifestação cultural da população preta e com raízes afrorreligiosas.
Carlinhos Brown ao lado de Cláudia Leitte, na abertura do Carnaval de Salvador 2025, no Trio 40 Anos de Axé (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

O Carnaval de Salvador (BA) foi aberto, oficialmente, nesta quinta-feira (27). Com exclusividade, o Fato Regional foi um dos veículos paraenses credenciados para cobrir uma das festividades carnavalescas mais tradicionais do Brasil. A festa foi do Trio 40 Anos de Axé, comandado por Carlinhos Brown e uma legião de artistas que contam a história de quatro décadas do ritmo que tem raízes afrorreligiosas.

A cerimônia de abertura contou com autoridades do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, como o prefeito Bruno Reis (União Brasil). A chave da cidade foi entregue ao influencer e ator Hudson Marcello, Rei Momo do Carnaval 2025. Essa é uma tradição, assim como o “padê”, um ritual do Candomblé que é realizado em eventos públicos. Brown, ao lado de líderes religiosos, ofereceu um banho de pipoca aos foliões.

(Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Depois começou a maratona de festividades. Brown participou de cada apresentação, ao lado dos artistas  convidados, como Sarajane, Ricardo Chaves, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Márcio Victor, Serginho, Gilmelândia, Felipe Pezoni, Xanddy Harmonia, o Grupo Olodum e representantes de grupos de afoxé, como Filhos de Gandhy e Cortejo Afro. Muitos sucessos do Axé fizeram o povo cantar e dançar, mostrando a energia do carnaval baiano.

(Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

A abertura começou por volta de 15h30, mas as ruas de Salvador já estavam tomadas de foliões muito antes, principalmente no Circuito Osmar / Campo Grande, onde ocorreu a apresentação do Trio 40 Anos de Axé. Paralelamente, Bell Marques se apresentava no circuito Barra-Ondina.

(WESLEY COSTA, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais