Ação conjunta leva palestra para cerca de 200 alunos de escola pública em Tucumã

A iniciativa faz parte do “Maio Amarelo”, atitude global que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito.
A ação foi desenvolvida pelo Comando em conjunto com a direção, coordenação e corpo docente da escola. (Fotos: Divulgação)

Uma parceria entre o Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII) e a direção da escola estadual Thiago Gonçalves, em Tucumã, sul do Pará, levou para cerca de 200 alunos da instituição uma palestra sobre o trânsito como parte das ações da campanha Maio Amarelo.

Maio Amarelo é uma iniciativa global que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. O movimento, que ocorre anualmente em maio, busca reduzir acidentes e mortes no trânsito, incentivando comportamentos responsáveis de motoristas, pedestres e ciclistas.

A iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (26) e, segundo Formigosa, coronel da Polícia Militar que está à frente do CPR XIII, a ação foi desenvolvida em conjunto com a direção, coordenação e corpo docente da escola, por meio da diretora e professora Cleuza Laviniki. O coronel foi um dos palestrantes e esteve acompanhado do sargento da PM Edson Alves.

Os quase 200 alunos que participaram das palestras, que ocorreram nos períodos da manhã, obtiveram noções sobre as obrigações dos pedestres, dos ciclistas, das motocicletas e dos motoristas de carros ao utilizarem as ruas, calçadas e os acostamentos das vias urbanas e rodovias, com objetivo de evitar acidentes.

Principais crimes de trânsito

Segundo o coronel, os estudantes também aprenderam sobre os principais crimes de trânsitos que ocorreram na região do CPR XIII ligados à condução de veículos após a ingestão de bebidas alcoólicas, dirigir sem habilitação, não prestar socorro em casos de acidentes com vítimas e a importação de respeitar a sinalização, como não ultrapassar em local proibido.

Além de não avançar o sinal vermelho do semáforo e não utilização do cinto de segurança, uso de capacete, não uso de aparelhos eletrônicos ao dirigir ou pilotar motos e veículos e outros pontos importantes no cotidiano que podem evitar acidentes fatais.

Ao final da palestra, os alunos tiraram suas dúvidas e participaram de uma sessão de fotos no painel preparado pela escola sobre o Maio Amarelo.


(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais