sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Adepará realiza formação de novos agentes vacinadores no nordeste paraense

O curso capacita os profissionais para executarem a vacinação junto aos médicos veterinários cadastrados e/ou Veterinários Oficiais da Adepara
Crédito: Adepará

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) do município de Capanema realizou no fim do mês de março, curso capacitação de agentes vacinadores no município de Quatipuru, localizado no nordeste paraense.

Por meio da capacitação, o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), com o apoio da Gerência de Defesa Animal (GEDA) e a Diretoria de Defesa e Inspeção Animal (DDIA) buscam ampliar o índice de vacinação contra a Brucelose dispondo novos agentes vacinadores para aumentar a disponibilidade desses profissionais no campo.

O curso capacita os profissionais para executarem a vacinação junto aos médicos veterinários cadastrados e/ou Veterinários Oficiais da Adepara para que seja alcançado um índice maior de vacinação contra a Brucelose.

A vacina da Brucelose é perigosa para o ser humano. Desta forma, é necessário utilizar EPIs e utilizar os cuidados necessários para não se contaminar. As pessoas que participam do curso são capacitadas para isso, onde também são orientadas para realizar o descarte adequado, explica a gerente do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (GPECEBT) da Adepará, Alcinda Oliveira.

A Brucelose é uma doença grave e sem cura, que afeta quase todas as espécies de mamíferos domésticos e também o homem, sendo também uma zoonose, podendo ser transmitida aos humanos pela bactéria Brucella abortus.


Nos animais causa retenção da placenta (placenta não se solta após o parto), repetição de cio (as fêmeas entram no cio, são cobertas e não emprenham), aborto após o quinto mês de gestação e Inflamação das juntas (artrite). No homem causa: Febre, dores pelo corpo todo, inflamação das articulações (artrite), falta de apetite, insônia, calafrios, dores de cabeça, fraqueza e infertilidade.

 

Com informações da Agência Pará