sexta-feira, 3 de maio de 2024

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Adesão de escolas estaduais do Pará para ensino integral encerra nesta quarta-feira (27)

As escolas com jornada integral, em 2024, contarão com 3 vezes mais recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep). Os gestores devem acessar a plataforma 'Conhecendo a Escola'
O Governo do Pará planeja o estado tenha 250 escolas de tempo integral até 2026 (Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc / Arquivo / Imagem Ilustrativa)

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) informa que o processo para adesão das escolas ao modelo “Ensino Integral – Escola da Escolha” para 2024 encerra nesta quarta-feira (27). Os diretores devem consultar a comunidade escolar e registrar a manifestação de interesse na plataforma “Conhecendo Escola”.

GESTOR, ACESSE AQUI O GUIA E FORMULÁRIO PARA ADESÃO

As escolas estaduais que ofertam o ensino integral têm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais. A jornada integral proporciona mais recursos para desenvolvimento integral do estudante, objetivando a formação de indivíduos autônomos, solidários e competentes.

No sul do Pará, há apenas 3 escolas que oferecem ensino tempo integral: uma em Conceição do Araguaia (com 251 alunos), uma em Tucumã (com 210 alunos) e uma em Xinguara (107 alunos). Atualmente, a rede estadual do Pará possui 81 escolas em tempo integral. O Governo do Pará projeta 250 unidades até 2026.

As escolas com jornada integral, em 2024, contarão com 3 vezes mais recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), para a aquisição de materiais pedagógicos e tecnológicos, além da possibilidade de realizar pequenas obras e manutenção contínua. Também são garantidas aos estudantes em jornada integral 3 refeições diárias, sendo 1 almoço e 2 lanches.

Além de ter melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), se comparada às escolas de jornada regular, o ensino integral também permite benefícios a longo prazo para sociedade. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande, Mais Oportunidades, Mais Integral, em 2019, os estudantes têm 17 vezes mais chances de ingressar no ensino superior; salário médio 18% maior e diminuição das desigualdades de raça e gênero. Os estudantes egressos do modelo também desempenham funções em setores com alta qualificação, com maior presença na educação e saúde.

O Modelo Pedagógico articulado à Tecnologia de Gestão Educacional promove rotinas de gestão, práticas pedagógicas e componentes curriculares específicos para serem desenvolvidos. Para isso, a equipe escolar que ingressar no ensino integral será apoiada com formação continuada e cadernos direcionados aos gestores, professores e estudantes.

(Da Redação do Fato Regional)


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