Adolescente indígena desaparece no rio Xingu durante pescaria

Comunidade Kayapó e Sesai intensificam buscas por jovem Tikato Kayapó da Aldeia Kokraimoro, cerca de 10 horas de viagem de barco de São Félix do Xingu, no sul do Pará.
Equipes da Sesai e da comunidade Kayapó se unem nas buscas por Tikato, desaparecido desde sábado. (Fotos: Divulgação e Redes Sociais)

O adolescente indígena Tikato Kayapó está desaparecido desde a tarde do último sábado (26), após um acidente durante uma pescaria no rio Xingu.

Ele é morador da Aldeia Kokraimoro, localizada na Terra Indígena Kayapó, cerca de 10 horas de viagem de barco de São Félix do Xingu, no sul do Pará.

Segundo ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Xingu, Tikato pescava com o esposa, cunhado e cunhada quando uma forte chuva, acompanhada de ventos, fez a canoa em que estavam alagar.

Todos caíram no rio e três tripulantes conseguiram ser resgatados, mas o adolescente não.

Desde então, equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com apoio da própria comunidade indígena, realizam buscas pelo rio Xingu.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado e deve reforçar as operações na região.

O Fato Regional publica apenas informações oficiais fornecidas por órgãos públicos e autoridades policiais, com base em registros formais de ocorrência.

Garantimos o direito de resposta a todos os citados, sempre que solicitado, respeitando o princípio da presunção de inocência.


(CLEIDE MAGALHÃES, da Redação do Fato Regional).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais