o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), protagonista do golpe de estado de 2016, apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que transfere as eleições municipais para 2022, unificando-as com a votação para presidente, governadores, deputados federais e estaduais. A informação foi publicada pelo site BRPolítico.
O tucano alega como motivo a pandemia de coronavírus e propõe ainda que, sem eleições este ano, os recursos do Fundo Eleitoral sejam destinados para o combate à pandemia. O adiamento das eleições municipais beneficia diretamente seu partido, que mantém a principal Prefeitura do País, São Paulo, comandada por Bruno Covas.
O texto vai além da unificação das eleições em 2022 e propõe o fim da possibilidade de reeleição para cargos Executivos a partir de 2026 e estabelecimento de um mandato único para estes pelo período de cinco anos. E coloca ainda que o terço de vagas que estará disponível para o Senado em 2022 não terá o mandato de oito anos, mas sim de quatro, unificando todos os mandatos da Casa.
Fonte: Brasil247