quarta-feira, 8 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Aeroporto de São Félix do Xingu deve estar pronto no 1º semestre de 2020

O trabalho de restauração e ampliação do aeroporto de São Félix do Xingu, município localizado na PA-279, no sul do Pará, deve ficar pronto no primeiro semestre de 2020. Pelo menos, é essa a previsão da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), responsável pelo projeto.

A obra já está na fase de imprimação do solo. O passo seguinte é implantar a pavimentação nos 2 mil metros de extensão da nova pista, que terá 30 metros de largura. A pista anterior tinha 1.600 metros de comprimento por 33 metros de largura. Os três metros a menos na largura da nova pista serão utilizados como parte de acostamento, que terá 5 metros e não existia antes da restauração e ampliação executadas agora.

AEROPORTO AMPLIADO DEVE IMPACTAR ECONOMIA

A expectativa é que o novo aeroporto contribua para o crescimento do turismo de lazer e de negócios no município, com impacto positivo na economia local e regional.

São Félix do Xingu é um município de grande vocação turística, por suas belas praias e rios. Além disso, detém o maior rebanho bovino do Pará, com uma grande extensão de terras férteis e próprias para a agropecuária, base principal de sua economia.

Pela classificação da Plano Aeroviário do Estado do Pará (Paepa), o aeroporto de São Félix do Xingu, depois de ampliado, se enquadrará no Código de Pista 3, regional. Apropriado para aviação de pequeno porte, com operação em condições de VFR, sigla em inglês para Regras de Voo Visual. Destina-se a aeronaves do Grupo 3, de até 30.000 libras (13.607,77 kg) de peso máximo de decolagem.

AEROPORTO DE SÃO FÉLIX PODE TER DE VOLTA VOOS COMERCIAIS

A nova pista poderá suportar pousos e decolagens de aeronaves do tipo EMB-120 Brasília, um avião turboélice bimotor para uso regional, pressurizado, de alta performance. O Brasília transporta até 30 passageiros, com autonomia de voo de 1.750 km e envergadura de 20 metros.


A cidade, que já foi servida por voos comerciais regulares, poderá entrar novamente no radar das companhias aéreas quando o aeroporto estiver completamente restaurado.

 

Fonte: Blog do João Carlos
Foto: Divulgação