sexta-feira, 26 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Agircultor de Floresta do Araguaia consegue financiar trator agrícola e pode viabilizar mais créditos rurais

Financiamento foi obtido após assistência da Emater, marcando o início de um sonho realizado para o trabalhador rural
Cleiton Rodrigues, de Floresta do Araguaia (Foto: Ascom Emater / Agência Pará)

O agricultor Cleiton Rodrigues Borges, de Floresta do Araguaia, no sul do Pará, pode ter sido o primeiro de muitos trabalhadores rurais contemplados com um financiamento do Pronaf Mais Alimentos. Ele conseguiu, com a ajuda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), financiar um trator agrícola de R$ 165 mil.

Floresta do Araguaia é um dos principais produtores de abacaxi do Brasil. Atualmente, o escritório local da Emater atende em média 150 produtores da agricultura e pecuária por ano. O acompanhamento inclui, assistência técnica, assentamento para liberação de crédito e acesso a políticas públicas.

Cleiton trabalha com a família, principalmente a mãe dele, dona Aparecida Borges. Ele não consegue esconder o quão feliz está por ter conseguido a primeira máquina da propriedade familiar.

“Meus pais já trabalhavam na agricultura e comecei junto com eles. Ter esse trator na propriedade é um sonho. Nós já plantamos abacaxi há uns 15 anos e ano passado comecei a fazer uma variação de cultura e esse trator chegou na hora certa, pois antes eu tinha que pagar para plantar meu milho e esse ano não vou precisar. Muito útil pois serve para preparar as terras de abacaxi, plantar o milho, e para o combate na lavoura”, conta Cleiton

Para o chefe do escritório local da Emater em Floresta do Araguaia, José Richard Castro, a expectativa é que com a aprovação desse primeiro financiamento, mais produtores venham a ser beneficiados com essa linha de crédito. “O escritório aqui vem trabalhando muito em custeio e investimento em pecuária, com uma média de liberações de até R$ 6 milhões em créditos ao ano. Como os produtores já acessaram bastante o custeio, acredito que este ano a gente consiga fazer mais três liberações de financiamentos para a aquisição de tratores”, afirma.


(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!