A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou três campanhas de saúde em todo o Pará: o Dia Estadual de Conscientização e Divulgação sobre a Fibrose Cística e o Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Cardiopatia Congênita. Ambos passaram no primeiro turno de votação. Com as novas campanhas, o Governo do Estado e prefeituras deverão se mobilizarm em campanhas para informação, prevenção e tratamento dessas doenças nas datas escolhidas.
O Dia Estadual de Conscientização e Divulgação sobre a Fibrose Cística é de autoria da deputada Dra. Heloísa (DEM). Trata-se de um transtorno hereditário e que pode levar à morte. A doença afeta os pulmões e o sistema digestivo. “A fibrose cística é também chamada de beijo salgado e afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, dutos e passagens no organismo”, explicou a deputada.
De autoria do deputado Dr. Jaques Neves (PSC), o Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Cardiopatia Congênita tratam das anormalidades na estrutura ou função do coração. “A doença surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde”, detalhou o parlamentar.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Alepa)