Sob bandeiramento vermelho e vivendo o pior momento da pandemia da covid-19, o distrito de Alter do Chão, em Santarém, no oeste paraense, foi palco de uma competição de triatlo (natação, corrida e ciclismo) na manhã deste domingo de Páscoa, 4 de abril.
A competição reuniu cerca de 120 atletas de diferentes faixas etárias. Além dos participantes, o evento causou aglomeração, em que a maioria dos presentes, não estariam utilizando máscaras. De acordo com a Prefeitura de Santarém, a praia foi liberada para o evento, que teve inscrições aberta para todo o país.
Até ontem, 3, o total de mortos por covid-19 chegou a 836, conforme boletim epidemiológico da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde).
Bandeira Vermelha
De acordo com o decreto estadual, os 144 municípios do estado do Pará estão sob bandeira vermelha, sendo assim, praias e balneários em todos os municípios deveriam estar com acesso proibido, principalmente nos finais de semana.
Mas, com a realização do evento de hoje, 4, populares invadiram as ruas de Alter do Chão para assistir a competição e não usavam máscaras.
O evento foi liberado pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) sob justificativa de que os organizadores do evento iriam garantir “todos os protocolos de biossegurança” em relação à pandemia da covid-19.
O 2º Desafio Zéfiro – 70 km, competição de triatlo (natação, corrida e ciclismo) nacional, acabou provocando aglomeração de pessoas no balneário.
Com informações do Jeso Carneiro