Manaus/AM O comércio pode ser fechado completamente caso os números de coronavírus não diminuam no estado até o dia 13 de maio. A declaração foi do governador Wilson Lima durante entrevista a Rede Amazônica, nesta sexta-feira (01).
Um plano de reabertura das atividades econômicas foi montado pelo governo estadual e está previsto para o dia 14 de maio. Hoje, o número de infectados subiu para 5.723 no estado.
“Isso [cumprimento do plano de reabertura gradual do comércio com início no dia 14] só vai acontecer se nós seguirmos as medidas de restrição. A gente vai avaliar até o dia 13 como os números se comportam e se a gente não tiver evolução há possibilidade de fecharmos tudo, aumentar as medidas restritivas.”, disse.
Em declarações anteriores o governador descartou por em prática o ‘lockdown’, que é o bloqueio total de circulação de pessoas.
“Há possibilidade da gente fechar tudo, da gente aumentar as medidas restritivas. Não tem outro caminho para que a gente possa diminuir essa transmissão”, disse ele durante entrevista.
Sobre o motivo de ter escolhido o dia 14 para o retorno das atividades enquanto os números de mortes e casos de coronavírus no Estado só crescem, o governador afirmou: “Nós encomendamos o estudo que mostra que estamos agora no pico da pandemia e que esse pico deve se estender até o dia 10, mas isso tudo depende do comportamento social, se as pessoas vão ficar em casa ou não nesse período. E vamos ficar observando nos próximos dias, iremos reunir com os poderes, com o comércio, com a indústria.
Fonte: Portal do holanda