segunda-feira, 1 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ambulância nova a caminho de Belém é apreendida por equipe Sefa na divisa entre Pará e Tocantins

O condutor de uma carreta transportando carros e motos tentou passar a ambulância como um veículo usado. Porém, era nova e estava com documentação irregular e sem pagamento devido de impostos.
A ambulância estava com documentação irregular e sem os devidos impostos pagos, sendo encontrada numa tentativa de gambiarra fiscal (Foto: Sefa / Agência Pará)

Uma fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) resultou na apreensão de uma ambulância nova, em situação irregular, nesta segunda-feira (17), na divisa entre o Pará e o Tocantins. O veículo foi avaliado em R$ 294 mil e saiu de São Paulo (SP) com destino a Belém. Os fiscais são lotados na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Araguaia, com sede em Conceição do Araguaia, na região Sul do Pará.

A ambulância estava numa carreta-cegonha, em meio a outros 7 carros e 2 motos. No momento da abordagem, o motorista apresentou uma documentação que indicava veículos usados. Os fiscais desconfiaram e seguiram com a investigação da carga e descobriram a gambiarra fiscal para tentar passar a ambulância.

“No interior da ambulância, foi encontrada uma nota fiscal de venda para uma Pessoa Jurídica não contribuinte do imposto. Uma pesquisa no sistema informatizado da Sefa mostrou que não havia o devido recolhimento do diferencial de alíquota do ICMS para não-contribuinte (Difal), que deveria ter sido recolhido em favor do estado do Pará. Além disso, o remetente não possuía inscrição de substituto tributário no estado”, explicou o coordenador da Sefa no Araguaia, Cicinato Oliveira.

Com isso, o veículo foi retido para novas averiguações. Foi emitido um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 76.222,22, referente ao ICMS devido e multa.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!