A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa nesta segunda-feira (7) a notificação dos celulares falsificados que serão bloqueados no mês de março deste ano ano. A notificação será feita através do evio de SMS que informará ao usuários que o seu aparelho é irregular e que o mesmo será bloqueado.
Receberão a mensagem os aparelhos da Região Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Amazonas, Pará e de Roraima.
São considerados falsificados os aparelhos sem certificação ou com IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. O objetivo do governo é inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.
O IMEI é o número de identificação do celular. É composto por um código de 15 números utilizado internacionalmente que permite identificar a marca e modelo do aparelho.
Como identificar o celular?
Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.
De acordo com a Anatel, já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 103 mil celulares irregulares nas duas unidades da federação. O procedimento foi iniciado no Distrito Federal, Goiás, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.
Da Redação Fato Regional, com informações da Anatel