Aneel aprova reajuste de 6,94% na tarifa de energia elétrica no Pará

Reajuste da Equatorial Pará terá impacto médio de 6,94% para os consumidores; governo estadual vai recorrer de decisão judicial
Aneel aprova reajuste de 6,94% na tarifa de energia no Pará. Aumento será de 6,70% para consumidores residenciais. (Foto: Freepik)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta quarta-feira (16), o reajuste anual das tarifas da Equatorial Pará. O aumento médio será de 6,94% para os consumidores, sendo 6,70% para a classe residencial e 8,09% para unidades atendidas em alta tensão. O novo valor entra em vigor após a publicação da decisão no Diário Oficial da União.

O reajuste foi aprovado mesmo após o Governo do Pará anunciar que vai recorrer de uma decisão judicial que negou o pedido para suspender o aumento. O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa) também acompanhou o processo e apresentou propostas à Aneel para tentar reduzir o impacto das tarifas.

Segundo o presidente do Concepa, Cássio Bitar, a entidade continuará cobrando tarifas mais baixas e acompanhando os efeitos do reajuste sobre os consumidores. A proposta inicial analisada pela agência em agosto previa um aumento médio de 7,6%, percentual que foi reduzido na decisão desta quarta-feira.

Entre as sugestões apresentadas pelo conselho estão mudanças no chamado Fator X, que considera ganhos de eficiência da distribuidora, e a revisão dos valores pagos pelo Uso de Bem Público (UBP), com o objetivo de adequar os custos à realidade regional.


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.