Esta segunda-feira (21) é uma data muito especial. Trata-se do Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).
A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, por meio do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial. De acordo com Socorro Cavalcante, Diretora Institucional da Apae Marabá, a data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.
“Nossa missão enquanto instituição que atende pessoas com essa síndrome é combater o ‘mito’ que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o ‘diferente’”, declara Socorro.
Na Apae de Marabá atualmente são atendidos 135 usuários com Síndrome de Down, que recebem os mais diversos tipos de suporte, visando o desenvolvimento pleno.
A programação alusiva à data na Apae Marabá acontecerá durante toda a semana e trabalhará temas importantes e pertinentes. Confira a programação, que é voltada para pais e responsáveis por usuários, colaboradores e profissionais que atuam na unidade:
21/03/2022 – às 10h – A importância da Neuropediatria para o desenvolvimento Neurocognitivo e comportamental da pessoa com Síndrome Down: Como a equipe multiprofissional da APAE pode contribuir? Palestrante – Drª Sara Jasper – Neuropediatra
23/03/2022 – às 8h30 – Afetividade: diferença entre proteção, superproteção e permissividade.
Palestrante –Cristiane Hollerweger – Neuropsicóloga.
23/03/2022- às 10h – A importância do acompanhamento pediátrico nos primeiros anos de vida. Palestrante – Maria Angélica Carneiro da Cunha – Pediatra
25/03/2022 – Seção de fotografias com pessoas com Síndrome Down vinculados à Apae de Marabá.
Com informações da Ascom/Apae Marabá.