“Meu bem, confio plenamente em você.” Porém, alguns parceiros que juram ter essa confiança da boca para fora, apelam para uma estratégia radical. Instalar um stalkerware, que, como indica o termo em inglês, é um aplicativo que rastreia, persegue e espiona as atividades realizadas no aparelho celular específico.
O parceiro ciumento e desconfiado pode saber onde a vítima, quer dizer, o amorzinho foi, a que horas e até com quem trocou mensagens. Esse tipo de aplicativo é silenciosos, difícil de ser detectado, por isso os ataques de stalkerwares têm crescido no Brasil. Segundo relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky, as tentativas de espionagem aumentaram em 228% no último ano no Brasil.
Boa parte dessas aplicações é comercializada em lojas não oficiais e fóruns online, mas há exceções. Mais de 130 mil pessoas foram vítimas de sete apps espiões, somente em julho, que driblaram a segurança da Google Play Store.
Mas nem tudo está perdido. Você pode se proteger dessa invasão de privacidade. Cresce também o número de pessoas que consegue detectar a presença dos malditos. A Kaspersky afirma que só nos primeiros oito meses de 2019, quase 40 mil pessoas descobriram ser vítimas da invasão, que também pode ser para golpes de roubo de dados.
A primeira dica para se prevenir é sempre estar atento ao volume de dados de internet consumidos. Se passou a ter um tráfego maior, sem que você tenha mudado de hábitos, pode ser sinal de que o programa malicioso está enviando dados.
Se perceber algo, veja a lista de aplicativos que mais têm consumido dados.
Queda da bateria mais rápido também pode ser um indício de invasão.
Veja se nas opções de aplicativos está permitida a instalação de programas externos. Geralmente, de fábrica, essa opção está marcada para apenas apps de lojas oficiais.
E valem aquelas dicas de sempre. Se o seu celular for de senha, não revele nem para o parceiro. Mas mesmo o desbloqueio por impressão digital pode ser uma brecha usada enquanto você dorme.
E tenha sempre um antivírus atualizado. De resto, escolha bem os seus parceiros.
Com informações da Techtudo