domingo, 23 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Apyterewa: prefeito João Cleber e deputado Torrinho voltam a Brasília na semana que vem para buscar mais garantia às famílias da área

Estão marcadas reuniões com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e com a Casa Civil, na qual Torrinho e João Cleber querem novas garantias de direitos às famílias que estão deixando a Apyterewa
O deputado Torrinho e o prefeito João Cleber, após mais de uma semana de mobilização com o governador Helder Barbalho e o deputado Priante, conseguiram a primeira vitória para moradores da Apyterewa, mas acreditam que podem conseguir mais garantias de direitos (Foto: Assessoria de Comunicação / Torrinho Torres)

Após conquistarem um prazo até 31 de outubro para a conclusão da desintrusão da Apyterewa, em São Félix do Xingu, o prefeito João Cleber e o deputado estadual Torrinho Torres (Podemos) vão voltar a Brasília na semana que vem. Eles já têm agendas com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. O objetivo agora é ter mais apoio e garantias de direitos às quase 2 mil famílias que estão deixando a região.

“Vamos seguir trabalhando para que as famílias não saiam com mão na frene e outa atrás. Com a atuação do governador Helder Barbalho, do prefeito João Cleber e do deputado federal José Priante, conseguimos esse prazo a mais. Agora vamos trabalhar pelo reconhecimento pleno e dignidade das famílias da Apyterewa e que recebam alguma indenização ou compensação”, explicou Torrinho, que também tem tentado articular uma revisão da área total do território que será destinado ao povo Parakanã.

Para João Cleber, o novo prazo é um avanço após mais de uma semana contínua de mobilização e articulação política. Mas é possível melhorar. “Estamos saindo de Brasília com uma vitória. Não como queríamos, pois nosso objetivo era a suspensão total da operação de desintrusão. Ao menos, ganhamos mais prazo e e fim das apreensões de gado. Semana que vem estaremos de volta para reuniões amplas com a Casa Civil e Ministério da Justiça e Segurança Pública, para buscar soluções definitivas para essas famílias”, declarou.

A Redação do Fato Regional segue acompanhando as movimentações em São Félix do Xingu e em Brasília sobre a desintrusão da Apyterewa. Acompanhe!

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!