sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Artistas do projeto Arte em Cores, da Vale, expõem obras em galeria virtual

Projeto patrocinado pela Vale selecionou artistas de 15 municípios do Pará e do Maranhão
Caminhão do projeto Arte em Cores levou material para que os artistas selecionados produzissem as obras em casa. (Foto: Vale)

Chegou o momento do público conhecer as obras de artistas paraenses e maranhenses selecionados pelo projeto Arte em Cores, patrocinado pela Vale. As criações artísticas já estão disponíveis  nas salas de galeria virtual. Clique aqui para acessar as salas que estão “abertas” para exposições.

O visitante on-line poderá prestigiar as obras em duas salas, cujos nomes foram escolhidos pelos próprios expositores. Na sala Encontro das Águas, numa referência à sinergia artística dos representantes maranhenses e paraenses, estarão 48 painéis produzidos na primeira fase do Arte em Cores. Os trabalhos refletem o talento, a sagacidade e as experiências coletivas dos participantes durante as atividades de formação à distância (em decorrência da pandemia). Os painéis de arte foram inspirados em técnicas como grafite, estêncil e colagem, entre outras.

Já na sala Gurupi, que homenageia o rio que banha a divisa entre o Pará e Maranhão, estarão os dez artistas escolhidos pelos jurados para representar suas comunidades e todos os participantes do projeto na criação coletiva de dois painéis de arte urbana, em Marabá (PA) e Açailândia (MA).

“É uma grande satisfação ver a abertura desta galeria e poder dividir com o público o resultado desse projeto que envolveu tantos artistas e com trabalhos de grande qualidade. Para alguns, esta pode ser a primeira exposição, mas acreditamos que é também uma oportunidade de reconhecer estes novos artistas na cena cultural regional”, destaca a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, cada etapa do projeto apresentou excelentes resultados.

Conheça os artistas selecionados para o projeto. (Foto: Vale)

 

Para chegar a este resultado, o Arte em Cores promoveu uma verdadeira maratona nos quinze municípios que o projeto alcançou. Os artistas receberam os kit para a produção das obras e tiveram 15 dias para elaborar os painéis, contando com o acompanhamento da equipe do Arte em Cores, que recolheu os trabalhos ao final do prazo estabelecido. O projeto também promoveu oficinas on-line e presenciais de formação e aperfeiçoamento técnico dos participantes. “Sou muito grata ao projeto, à Vale, e a todas as pessoas que me incentivaram a mostrar o meu trabalho e seguir na carreira artística”, agradeceu Lea Sousa, de Açailândia, selecionada entre os 10 representantes da fase final.

Na opinião de Rodrigo Ferreira, de Parauapebas (PA), o projeto foi um divisor de águas. “Ele traz em seu DNA a proposta de revelar artistas que estão dispersos em cidades distantes entre si, desengavetar ideias, e estimular uma vontade insaciável de produzir arte, proporcionando às pessoas uma oportunidade sadia de interpretar e refletir a experiência de viver e se relacionar no planeta por meio da arte”, explica.

O Arte em Cores abrangeu os municípios paraenses de Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã. E no Maranhão, as cidades de Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca.


O projeto é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e parceria do Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz/MA).

(Fonte: Vale, com edição da Redação Fato Regional)