Após o debate sobre o fim da escala de trabalho de 6×1 (6 dias de trabalho por 1 de folga) ter ganhado fôlego no último final de semana, o número de assinaturas de parlamentares necessárias para que a pauta seja discutida no Congresso Nacional. Eram necessários 171 signatários e a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) comunicou, na manhã desta quarta-feira (13) que já conseguiu a confirmação de quase 200.
A meta foi atingida às vésperas de manifestações que estão sendo convocadas para a sexta-feira (15) por movimentos sociais, principalmente o “Vida Além do Trabalho” (VAT), que foi criado pelo vereador eleito do Rio de Janeiro Rick Azevedo. Ele foi um dos principais mobilizadores da pauta quando, nas redes sociais, mostrou os desafios e desgastes de trabalhadores que vivem no regime de trabalho 6×1.
“Graças à mobilização da sociedade, em todo Brasil, ultrapassamos as 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC contra a Escala 6×1 e já nos aproximamos de 200 signatários e coautores. A PEC continuará recebendo assinaturas no dia de hoje. Estamos na ofensiva. Mas a nossa luta apenas começou. Ao atingirmos o número de assinaturas, é apenas o início da tramitação da PEC na Câmara. A pressão contra nossa proposta vai aumentar, há muitos interesses em jogo e NENHUMA conquista dos trabalhadores foi fácil em nossa história. Às ruas nesse dia 15!”, declarou a deputada Erika Hilton, nos perfis dela nas redes sociais.
A discussão no Congresso Nacional tem apoiadores de todos os espectros políticos, da esquerda à direita. Uma das propostas é que o teto seja uma escala 5×2 e dar a flexibilidade para testar modelos já sendo experimentados em outros países, como a 4×3. Os debates sobre como operacionalizar e como ajustar para cada segmento da economia é o que será debatido pelos parlamentares. Há outros projetos semelhantes em andamento.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Estudantes de Ourilândia do Norte conquistam medalha de ouro na 1ª Jornada de Foguetes do Cerrado
- PM frustra tentativa de assalto a agência do Banpará em Cumaru do Norte; gerente teve família sequestrada
- Após 3 anos, suspeito de matar guarda florestal de Redenção é preso em Parauapebas
- Pará tem mais de 150 mil micro e pequenas empresas com dívidas
- Cacau de Tucumã tem a 1ª quinzena de novembro com preço estável e superando cotações nacionais; veja os preços
- Professor e sexólogo Juscenys Vieira lança o livro ‘Clitória – Prazer & Paixão’ no dia 15, em Ourilândia
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!