O governador Helder Barbalho afirmou que as aulas na rede estadual de ensino só serão retomadas em 2021. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27). No entanto, as atividades remotas seguem para alunos concluindo o ensino médio e que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não ficou bem explicado no pronunciamento se as atividades remotas para outras séries seguirão normalmente.
“Nossa plataforma digital está em funcionamento; a distribuição dos chips com acesso a dados, da mesma forma; a quinta recarga do vale-alimentação, garantindo renda e alimento para 575 mil alunos. Vamos pensar em saúde e proteção. A decisão acertada é que não haja retorno, para que escolas não venham a ser ambiente de transmissão viral e potencializar a circulação do vírus, colocando em risco a vida das pessoas e colapsando o sistema de saúde”, declarou.
Comunico que por decisão da secretaria de educação, com o apoio técnico da secretaria de saúde, o Estado não irá retornar com as aulas presenciais agora em 2020. pic.twitter.com/YsbMj3SdVC
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) October 27, 2020
Nem o começo de 2021 é um cenário já seguro para afirmar sobre retorno das aulas. O governador disse que só haverá retorno “Se Deus quiser, em 2021, com um novo tempo: com a vacina [contra covid-19] e condições que possam, efetivamente, proteger os alunos e seus familiares. A vida deve estar sempre em primeiro lugar”.
“Que Deus possa nos proteger e que nós possamos, juntos, continuar lutando contra o vírus e vencendo a covid-19. Que a vida possa prevalecer e que todos os paraenses possam estar protegidos. Bora trabalhar!”, concluiu o governador.
(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)