Após atrasos na logística do Ministério da Saúde — comandando por um militar especialista em logística, o general Eduardo Pazuello —, as vacinas contra covid-19 têm previsão de chegada ao Pará às 23h30 desta segunda-feira (18), quase oito horas após o previsto inicialmente. Com isso, a vacinação estadual começa às 7h desta terça-feira (19).
A informação foi confirmada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em um vídeo que ele publicou nos perfis dele nas redes sociais digitais. Lamentou o erro do Ministério da Saúde, que levou o Governo do Estado e a população a acreditarem que a vacinação já iniciaria a partir das 17h. Isso vai exigir um novo cronograma de distribuição de doses aos municípios.
Helder mostrou a planilha do Ministério da Saúde, apresentada após reunião no início da manhã desta segunda-feira. A previsão de entrega de 127 mil doses da vacina CoronaVac era às 15h40. Porém, garantiu que estará no Aeroporto Internacional de Belém para recepcionar as vacinas e estará presente no ato da primeira imunização. Ele ainda revelou quem será a primeira pessoa imunizada.
“Será uma mulher, trabalhadora, negra, mãe de quatro filhos, da área da saúde e merece essa homenagem de ser a primeira paraense vacinada no estado do Pará. Bora trabalhar, bora vacinar!”, disse o governador.
(Da Redação Fato Regional)