O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou que o Governo do Pará vai realizar a segunda edição do Projeto “Minha Banda na Cultura”. A medida vai garantir apoio emergencial financeiro de R$ 500 para 1,6 mil profissionais da música, entre músicos, DJs, técnicos e holds que formam as equipes, com mais de 320 bandas e grupos do Estado. Todos foram diretamente impactados pela pandemia de covid-19.
A medida, explicou o governador, é uma forma de amenizar os prejuízos que artistas vêm sofrendo por conta das restrições sanitárias contra a pandemia. Os interessados em aderir ao auxílio devem acessar o site da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O conteúdo musical será exibido nos intervalos da programação da TV Cultura.
“Já havíamos apoiado, desde o ano passado, através da Lei Aldir Blanc, mais de R$ 10 milhões em projetos para os fazedores de cultura. Acabamos de assinar o termo de fomento com a Academia Paraense de Música, que permitirá que seja feito uma ajuda emergencial para aqueles que estão envolvidos nas atividades culturais e estão sofrendo com as dificuldades do momento. Essa medida é para atravessar as dificuldades e vencer a pandemia. Temos que priorizar a vida. Os sacrifícios que estão sendo feitos por tantos profissionais não podem ser esquecidos”, disse o governador.
Ursula Vidal, titular da Secult, observa que, pela lei Aldir Blanc, o Estado contemplou 732 projetos voltados para gravação de álbuns, realização de festivais e oficinas musicais. Em parceria com a União dos Artistas Paraenses (Uniaspa), o órgão vai credenciar 1,6 mil profissionais que irão receber o auxílio. “Além de oferecer esse apoio emergencial para a cadeia produtiva da música, nós também abrimos uma janela de oportunidades para divulgação do trabalho realizado por essas bandas, artistas e cantores por meio de clipes que serão exibidos nesta grande parceria que estamos renovando com a TV Cultura”, declarou.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)