A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai solicitar a suspensão do aumento nas tarifas de energia, anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (1º). O pedido de liminar deve ser protocolado até esta quarta (2). O governador Helder Barbalho anunciou a decisão no Twitter.
Helder declarou que o aumento nas tarifas foi recebido com surpresa. Sobretudo para um estado produtor e exportador de energia elétrica e que já paga uma das tarifas mais altas do país. Ele ressaltou que assim como o resto do Brasil, o Pará segue num contexto de crise econômica por conta da pandemia de covid-19.
Assista o pronunciamento do governador:
Por isso, vamos entrar na Justiça Federal para pedir uma liminar com a suspensão desse aumento de tarifa aos paraenses. É inadmissível essa postura da Aneel, e não aceitaremos essa decisão. Vamos continuar lutando em defesa do povo do Pará. #BoraTrabalhar
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) December 1, 2020
“Todos fomos surpreendidos com a informação que a Aneel decidiu autorizar o valor da conta de energia. Aqui no Pará, nós não podemos admitir isto. Pessoas ainda sofrem a consequências econômicas e da pandemia. É fundamental que se tenha sensibilidade e compreensão nesse momento de dificuldades, que tanta gente está passando. Gente que perdeu emprego, perdeu renda e perdeu oportunidades de sustento”, comentou o governador.
(Da Redação Fato Regional)