O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou, no início da noite desta quarta-feira (20), que três regiões paraenses terão alteração do bandeiramento de risco de covid-19: de verde, passarão para a bandeira amarela a Região Metropolitana de Belém, a Região do Baixo Tocantins e Marajó Oriental. O amarelo é o terceiro nível de maior risco e impõe algumas restrições a funcionamento de bares, restaurantes e eventos. Bares, festas e eventos não poderão funcionar em todo o território do Pará.
O chefe do Executivo estadual cobrou que a população volte a usar máscara e que prefeituras façam decretos municipais para fiscalizar o cumprimento das novas determinações.
As medidas são mais restritivas tomadas preventivamente para impedir o avanço da Covid-19 no Pará. #ParáContraoCoronavirus pic.twitter.com/wCwInJSVDm
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) January 20, 2021
Após a crise no Amazonas, que causou o colapso no sistema de saúde do estado e levou à falta de oxigênio para atender pacientes, o Pará passou a sentir reflexos, como aponta o governador. Sobretudo na Região do Baixo Amazonas, que passou, esta semana, à bandeira vermelha (segundo maior risco). Os problemas estão chegando às regiões adjacentes.
Será publicado um decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (21), com todas as medidas melhor explicadas. “São medidas preventivas, para que não aconteça aqui o que aconteceu no estado vizinho, do Amazonas e o que aconteceu na primeira onda, que foi exatamente isso: começou no Amazonas e migrou para o Pará. Não desejamos assistir às cenas dramáticas que nossos irmãos amazonenses vêm presenciando aqui no nosso território”, declarou o governador.
- Proibição de festas, shows e funcionamento de bares.
- Restaurantes funcionam com restrições e espaçamento com horário até 0h
“Peço a você consciência. Estamos no momento da vacina e logo-logo todo mundo será imunizado. Enquanto isso não acontece, use máscara. Muita gente parou de usar máscara. O vírus continua e precisamos ter solidariedade com o próximo e com a própria proteção. Peço ajuda aos prefeitos, que ajudem nessa conscientização com decretos municipais. Órgãos de segurança começam a reforçar a fiscalização. União para vencer o coronavírus. Obrigado!”, concluiu Helder.
(Da Redação Fato Regional)