O governador do Pará, Helder Barbalho, firmou um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para estadualizar um trecho de 25 quilômetros da rodovia BR-222, em Marabá, no sudeste do Pará. A cessão do subtrecho, que compreende o fim da ponte rio Tocantins até a BR-153/230, é necessária para que o Governo do Estado inicie as obras de duplicação da pista. Essa é uma antiga reivindicação dos moradores da região, que sofrem com os congestionamentos no centro de Marabá.
Pessoal, acabo de assinar o convênio entre o governo do estado com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), estadualizando a BR 222, no trecho urbano de Marabá, entre a ponte do Rio Tocantins e a Transamazônica. pic.twitter.com/Mr2uTkpbtS
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) December 14, 2020
“Estadualizar esse trecho da BR-222 vai facilitar a mobilidade urbana de quem precisa se deslocar para o centro da cidade e acessar pontos, como o Centro de Convenções da cidade; chegar mais rápido ao Hospital Regional; entre outros lugares. Com o convênio assinado, partiremos para outras fases. Já com projeto básico em confecção, em maio iniciaremos a obra de duplicação da rodovia, que é estratégica para o desenvolvimento da região sudeste”, declarou o governador Helder Barbalho.
A obra, que será executada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), envolve recursos do Tesouro Estadual. O titular da Setran, Adler Silveira, destaca que a duplicação é uma obra completa, com sistema de drenagem de águas pluviais e acostamento. Vai proporcionar, além de fluidez no trânsito, segurança para quem utiliza a via, que também é rota para quem acessa vários outros municípios do sudeste e sul do Pará”, disse.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)