Todas as 49 unidades prisionais do Pará estão com as atividades ou movimentações externas temporariamente suspensas, com exceção do serviço de fornecimento de alimentação aos custodiados, devido à tentativa de rebelião que ocorreu nesta quarta-feira (26), no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, região metropolitana de Belém. A decisão foi publicada em nota também nesta quarta, pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A secretaria informou que o procedimento é uma medida de segurança. “A Seap também convocou todos os agentes penitenciários lotados no complexo para dobro do turno e que não estavam atuando no local neste dia (de folga), para retornarem ao complexo e todas as casas penais do Estado e intensificarem a segurança dos estabelecimentos”, informou a Seap em nota.
Durante a tentativa de rebelião, dois internos morreram e seis internos e uma agente penitenciária ficaram feridos e foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Santa Izabel, onde está localizada a casa penal. A Seap informou que a ação foi rapidamente controlada pelos agentes de segurança pública.
Fonte: O LIBERAL