Audiência pública na Alepa debate o papel da mineração na transição energética e na descarbonização do mundo

O debate foi promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém, e colocou a mineração e a sustentabilidade no centro da discussão.
A sessão contou com a participação de ambientalistas, estudantes, pesquisadores, representantes de empresas do setor e da sociedade civil. (Foto: AID/Alepa)

Uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém, colocou a mineração no centro do debate sobre sustentabilidade e transição energética.

Promovido pela Comissão de Mineração e Energia, o encontro teve como objetivo destacar o papel fundamental da mineração na descarbonização da economia e no avanço das energias limpas.

A sessão contou com a participação de ambientalistas, estudantes, pesquisadores, representantes de empresas do setor e da sociedade civil.

Para o diretor executivo do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Emerson Rocha, não há como falar sobre mudanças climáticas, transição energética sem falar da mineração sustentável.

Para o diretor executivo do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Emerson Rocha, não há como falar sobre mudanças climáticas, transição energética sem falar da mineração sustentável. (Foto/Divulgação)

“Neste debate conseguimos abrir uma porta de diálogo com a sociedade, a imprensa e com o Poder Legislativo, e fomentar, cada vez mais, a importância da mineração sustentável. Especialmente neste ano de COP-30, quando temos que trazer esse debate para a nossa casa, para a Amazônia”, destacou.

O deputado Ronie Silva (MDB), que preside a Comissão, reforçou a relevância do tema.

“A mineração é fundamental para a transição energética. É dela que vem os recursos essenciais para a geração de energia limpa e à descarbonização mundial. Então é um momento importante estar com o Ibram, Simineral, Semas mostrando para a sociedade o nosso cuidado com os impactos ambientais e sociais”, afirmou.

Políticas públicas

A audiência, ocorrida no último dia 16, também debateu a necessidade de políticas públicas que incentivem uma mineração sustentável e responsável, como pilar fundamental da transição energética e da descarbonização global.

Entre os tópicos discutidos, destacou-se a importância dos Minerais Críticos e Estratégicos (MCE), que são essenciais na transformação ecológica em curso no mundo.

O debate público consolidou-se como um espaço de diálogo qualificado sobre os desafios e caminhos para uma mineração compatível com os novos paradigmas energéticos e ambientais.

“O Simineral reforça seu compromisso com a promoção de uma mineração cada vez mais forte, sustentável e que contribua diretamente para a melhoria das regiões onde atua, promovendo desenvolvimento econômico e qualidade de vida para todos os paraenses”, enfatizou o diretor executivo do Sindicato.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Ascom do Simineral)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais