Uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém, colocou a mineração no centro do debate sobre sustentabilidade e transição energética.
Promovido pela Comissão de Mineração e Energia, o encontro teve como objetivo destacar o papel fundamental da mineração na descarbonização da economia e no avanço das energias limpas.
A sessão contou com a participação de ambientalistas, estudantes, pesquisadores, representantes de empresas do setor e da sociedade civil.
Para o diretor executivo do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Emerson Rocha, não há como falar sobre mudanças climáticas, transição energética sem falar da mineração sustentável.

“Neste debate conseguimos abrir uma porta de diálogo com a sociedade, a imprensa e com o Poder Legislativo, e fomentar, cada vez mais, a importância da mineração sustentável. Especialmente neste ano de COP-30, quando temos que trazer esse debate para a nossa casa, para a Amazônia”, destacou.
O deputado Ronie Silva (MDB), que preside a Comissão, reforçou a relevância do tema.
“A mineração é fundamental para a transição energética. É dela que vem os recursos essenciais para a geração de energia limpa e à descarbonização mundial. Então é um momento importante estar com o Ibram, Simineral, Semas mostrando para a sociedade o nosso cuidado com os impactos ambientais e sociais”, afirmou.
Políticas públicas
A audiência, ocorrida no último dia 16, também debateu a necessidade de políticas públicas que incentivem uma mineração sustentável e responsável, como pilar fundamental da transição energética e da descarbonização global.
Entre os tópicos discutidos, destacou-se a importância dos Minerais Críticos e Estratégicos (MCE), que são essenciais na transformação ecológica em curso no mundo.
O debate público consolidou-se como um espaço de diálogo qualificado sobre os desafios e caminhos para uma mineração compatível com os novos paradigmas energéticos e ambientais.
“O Simineral reforça seu compromisso com a promoção de uma mineração cada vez mais forte, sustentável e que contribua diretamente para a melhoria das regiões onde atua, promovendo desenvolvimento econômico e qualidade de vida para todos os paraenses”, enfatizou o diretor executivo do Sindicato.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Ascom do Simineral)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!