A Auditoria Geral do Estado (AGE) solicitou a prisão do ex-governador Simão Jatene e de ex-secretários estaduais de obras. Segundo o órgão, eles teriam formado um suposto esquema de desvio de dinheiro do programa Asfalto na Cidade. O G1 tenta contato com a defesa do ex-governador e dos ex-secretários, mas ainda não obteve resposta.
De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira (29), a AGE instaurou uma investigação preliminar para apurar indícios de mau uso do dinheiro público no programa, criado na administração de Jatene, a fim de melhorar a malha viária dos municípios.
Somente em 2018, o Asfalto na Cidade consumiu R$360 milhões, segundo a AGE.
“Durante fiscalização in loco, os auditores confirmaram diversas irregularidades, como obras não executadas ou não concluídas, mesmo com as empresas responsáveis já tendo recebido os valores respectivos”, informou o órgão.
O caso foi denunciado ao Ministério Público do Estado (MPPA) e à Polícia Civil. Um inquérito policial é comandado pela Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe). Segundo a AGE, a prisão dos investigados é para evitar a destruição de provas.
Fonte: G1 PA