A chegada de novos eletrodomésticos, a abertura de um negócio ou a expansão de uma indústria exigem mais do que planejamento financeiro: é fundamental avaliar se a rede elétrica interna e externa suporta a nova demanda. A Equatorial Pará reforça a importância de solicitar o aumento de carga de energia elétrica, procedimento que garante segurança, evita oscilações, quedas de tensão, além de proteger equipamentos. É válido reforçar que nem todo aumento de carga é necessário alterar o tipo de ligação que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica.
Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, explica sobre a importância de adequar o consumo de acordo com a carga que é disponibilizada pela distribuidora.
“Ao receber um pedido de alteração, nós avaliamos a soma da potência de todos os equipamentos instalados para definir se há viabilidade técnica para atendermos ou não a mudança de padrão. Além disso, é fundamental que o cliente informe, caso altere uma unidade residencial para comercial, pois se houver aumento significativo na quantidade de equipamentos em uso, a falta dessa comunicação pode gerar grandes prejuízos”, afirma.
A concessionária alerta ainda que o uso de energia acima da capacidade instalada pode provocar transtornos em um circuito por completo, com quedas de tensão, desligamentos e até acidentes graves. “Planejar a carga é tão essencial quanto comprar os equipamentos. É uma medida de segurança e de economia, evitando danos aos aparelhos e problemas com a rede elétrica”, completa o executivo.
Como solicitar a alteração de carga
A solicitação de aumento de carga é simples e pode ser feita pelo site da Equatorial Pará no https://pa.equatorialenergia.com.br/novosite , na seção “Alterar padrão de energia”; pelo 0800 091 0196 ou nas agências de atendimento. O cliente deve apresentar CPF, RG e a conta contrato da unidade consumidora.
Critérios para a solicitação
É de responsabilidade do cliente ter o padrão devidamente montado, em local adequado, por profissionais qualificados, de acordo com as normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para conferir as normas técnicas basta acessar o link:
https://agenciavirtual.equatorialenergia.com.br/AlterarPadraoEnergia/?sc=
Não é permitido a instalação do padrão na parte interna do imóvel;
Declaração da carga instalada (relação de todos os equipamentos elétricos que serão utilizados com informações sobre a quantidade e potência, principalmente para motores).
Vale ressaltar que para casos de aumento de carga não é possível realizar o serviço com débitos vencidos.
Prazos
A Distribuidora reitera que os prazos de atendimento são regulamentados pela ANEEL.
05 dias úteis – vistoria e conexão em tensão menor que 2,3 kV;
10 dias úteis – vistoria e conexão em tensão igual ou maior que 2,3 kV e menor que 69 kV;
15 dias úteis – vistoria e conexão em tensão igual ou maior que 69 kV.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!