quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Autoridades informam que surto viral de HMPV na China é sazonal e não vai gerar nova pandemia

Nos últimos dias, vários conteúdos vêm dando conta de que haveria um 'novo vírus preocupando a OMS e as autoridades chinesas', com sintomas semelhantes à covid-19 e com potencial de virar uma 'nova pandemia'. No entanto, trata-se de um vírus que é conhecido desde 2001 e é sazonal devido ao inverno. Ainda que não haja vacina, a doença pode incomodar por uns dias até passar.
Imagens circulam as redes sociais mostrando hospitais lotados e um suposto colapso da saúde pública, que foi negado pelas autoridades chinesas que criticaram o sensacionalismo e notícias falsas sobre um vírus já conhecido e considerado comum em épocas de temperaturas mais baixas (Reprodução / Redes Sociais)

Desde o final de semana, um conteúdo vem preocupando muita gente e sem necessidade: um surto de Metapneumovírus Humano (HMPV), registrado na região norte da China, com “sintomas parecidos com a covid-19” e “potencial para se tornar uma nova pandemia”. Há ainda quem venha dizendo que o vírus, descoberto ainda em 2001, seria “novo”. Tudo exagero. Não há hospitais lotados e nem colapso na saúde pública chinesa. Mas então o que é verdade sobre a doença?

O HMPV é um vírus da mesma família do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é conhecido no Brasil. É conhecido como um vírus sazonal, que costuma ter mais casos em períodos de inverno, já que está relacionado com temperaturas mais baixas. O perfil de pacientes reúne principalmente crianças até 14 anos, gestantes, idosos e pessoas imunocomprometidas. Não há vacina, mas a doença nem mesmo tem registro obrigatório por ser muito comum.

Na última sexta-feira (3), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, também reforçou que não há razão para pânico, já que trata-se de uma situação sazonal. No entanto, foi recomendado que haja aumento das precauções com a higiene, já que o país altamente populoso, facilitando surtos com números elevados. Todas as informações foram confirmadas pelo Centro de Controle de Doenças da China (CDC). Há muito sensacionalismo e preconceito com o povo chinês, mas pouca informação sobre a história. Pode ter sido a primeira grande fake news de 2025.

O que realmente preocupa é que o vírus, se não tratado, pode ter complicações mais sérias, como bronquite ou pneumonia. Mas se tratada, passa em alguns dias após deixar o paciente um pouco debilitado e necessitando de repouso e os mesmos cuidados de uma gripe bem forte. Para as autoridades chinesas, possivelmente o assunto só ganhou as redes sociais e noticiário pelos cuidados que foram aprendidos após a pandemia de covid-19.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações do The Guardian)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!