A parcela de junho do Auxílio Gás será paga nesta segunda-feira (19/06) às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 1. O valor oficial do benefício ainda não foi divulgado, mas deve deixar de ser R$ 110, conforme o valor pago em abril, devido às reduções recentes anunciadas para o preço dos botijões de gás de cozinha. O programa beneficia cerca de 6 milhões de famílias neste mês.
O Auxílio Gás deve continuar a ser pago até o fim de 2026, após aprovação da Emenda Constitucional da Transição e da medida provisória do Novo Bolsa Família. O benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg até o fim deste ano. Os valores podem ser atualizados conforme variações no preço do produto.
Para receber o Auxílio Gás, é preciso estar incluído no CadÚnico e ter pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), como informa a Agência Brasil. A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência. Outra preferência é dada a mulheres vítimas de violência doméstica.
(Da Redação do Fato Regional)