quinta-feira, 2 de maio de 2024

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Avaliação internacional de educação compara colégio paraense à Hungria

Foto: Divulgação

O PISA para Escolas (PBTS) ou Pisa for Schools é um modelo de avaliação que permite aos colégios avaliarem a qualidade de aprendizado de seus alunos e possibilita referenciar os resultados com outros países participantes. O Colégio Physics participou da avaliação e ficou acima da média nacional, sendo equivalente à Hungria. O PBTS é realizado anualmente e usa matrizes de referência idênticas aos do PISA, o que permite a comparação dos resultados em relação ao país e à escala global.

O programa avalia três domínios: leitura, matemática e ciências, em todas as edições. Nesse sentido, são investigados os saberes e habilidades para o cotidiano construídos pelos alunos na faixa dos 15 anos. O objetivo é gerar indicadores que favoreçam a discussão e, consequentemente, a melhoria educacional do ensino básico. Além disso, o exame possibilita que as escolas possuam um panorama geral de indicativos como:  a relação dos alunos com a instituição e o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas. Dessa forma é viável construir um sistema educacional que entrega bons resultados, podendo se tornar mais humanizado.

“O PISA é importante porque geram indicadores que favorecem a melhoria do ensino básico. E possibilita também que a gente tenha um panorama nacional do nível do nosso ensino e vai além, possibilitando a comparação mundial, entre os países participantes. Ficamos muito felizes com esse resultado. Estar acima da média nacional mostra que estamos no caminho certo, entregando bons resultados na educação de crianças e jovens, buscando sempre uma educação de excelência”, comenta Lorena Jacob, diretora pedagógica regional do Colégio Physics.

Lorena comenta ainda a diferença da média nacional para os resultados do colégio foi equivalente à Hungria. “Na leitura, por exemplo, a média nacional foi de 413 e a nossa foi de 505. Em Ciências, a média nacional foi de 404 e a nossa foi de 481. Em Matemática a nossa nota foi de 447, enquanto a média nacional foi de 384. São números para toda a equipe do Physics se orgulhar”, diz ela.

SOBRE O PISA PARA ESCOLAS

O Pisa para escolas é uma avaliação voluntária que apoia os esforços de melhora da escola participante com base nas matrizes e escalas do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (ODCE).


O PISA objetiva principalmente oferecer às escolas, sob demanda e por adesão voluntária, um teste de avaliação com base na escala do PISA Mundial, para apoiar o esforço de professores e gestores em busca de uma educação de excelência. Também tem como objetivo desenvolver oportunidades de melhoria da qualidade das escolas, estimulando a aprendizagem dos estudantes e a criação de comunidades globais de aprendizagem, para promover intercâmbio de boas práticas, com base em evidências internacionais alinhadas ao Pisa Mundial, entre professores e gestores de diferentes países.

Os itens dos testes são desenvolvidos e calibrados de acordo com as escalas internacionais e estudos que apoiam o rigor e a validade dos resultados do PISA Mundial. O programa foi desenhado para oferecer às escolas participantes informações e análises acerca das competências e habilidades dos estudantes de 15 anos, aplica questionários que coletam dados socioeconômicos e informações sobre o ambiente de aprendizagem, o engajamento dos alunos, seus interesses e atitudes em leitura, matemática e ciências.