sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Avião da FAB com destino ao Haiti sofre pane no Pará

Além de 32 militares e dois cachorros, aeronave levava ajuda humanitária ao país
O avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB) (TV Brasil)

Após decolar de Brasília (DF), na manhã deste domingo (22), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu uma pane quando pousou na Serra do Cachimbo, no Pará, onde já estava programada uma parada. O avião de transporte KC-30 Millenium seria reabastecido quando foi constatado o problema ainda em solo.


A aeronave leva medicamentos e equipes de resgate para auxiliar a população do Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 atingir o país no último dia 14. Além transportar 32 bombeiros, do Distrito Federal, Minas Gerais e de Força Nacional, dois cachorros treinados para este tipo de operação integram a missão.

Em nota, a FAB informou que, ainda hoje, a aeronave prosseguirá para Boa Vista (RR), entretanto, a decolagem foi reprogramada para 8h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23) devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe, capital do Haiti. Operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, a aeronave KC-390 leva apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto que aconteceu no país.

A ação integra a Missão Humanitária Multidisciplinar do Brasil. Antes da decolagem, o presidente da República, Jair Bolsonaro, partiicipou de uma cerimônia alusiva ao início da missão. Estavam também presentes, ainda, a embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud; ministros de Estado, oficiais-generais das Forças Armadas e outras autoridades. A previsão é que a equipe brasileira passe três semanas no local.

Essa seria a segunda missão de assistência humanitária internacional do KC-390. Em meados de agosto de 2020, a aeronave transportou 6 toneladas de material para o Líbano, em função de uma grande explosão no Porto de Beirute.

 

 

Fonte: O Liberal