Avião da FAB pousa em São Félix do Xingu para dar apoio à base do Sivam

A aterrissagem despertou atenção de algumas pessoas e circulou nas redes. O Sivam é um projeto do Governo Federal e da Força Aérea Brasileira de proteção e monitoramento do espaço aéreo da Amazônia. Além de São Félix do Xingu, o Pará tem outros nove destacamentos do projeto.
O avião da FAB despertou atenção de algumas pessoas e pousou por alguns instantes no município. A aterrissagem circulou nas redes sociais. (Foto: Divulgação)

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no município de São Félix do Xingu, sul do Pará, na última quarta-feira (30), para dar apoio à base do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). A aterrissagem chamou atenção de algumas pessoas e circulou nas redes sociais.

O Sivam é um projeto do Governo Federal e da Força Aérea Brasileira de proteção e monitoramento do espaço aéreo da Amazônia. Além de São Félix do Xingu, o Pará tem outros nove destacamentos do projeto.

No município, a antena pode ser vista a vários metros de distância e fica ao lado do aeroporto municipal. O destacamento tem múltiplas funções, indo de monitoramento do espaço aéreo até meteorologia aeronáutica há quase 22 anos.

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Félix do Xingu (DTCEA-FX) foi um dos primeiros destacamentos do Pará, compondo uma rede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A estrutura fez parte do escopo do Projeto Sipam/Sivam, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB). O projeto foi iniciado, segundo a Aeronáutica, no dia 25 de julho de 1997 e entrou em operação em 25 de julho de 2002, inaugurado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

A FAB pertence ao Ministério da Defesa e é um dos três ramos das Forças Armadas do Brasil, além do Exército e da Marinha.


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais