A travessia de vans e ônibus em balsas no perímetro da ponte do rio Moju, na Alça Viária, foi liberado nesta quinta-feira (8) pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran). Segundo o órgão, o serviço foi autorizado pela Capitania dos Portos e será realizado gratuitamente.
Ainda de acordo com o Governo do Estado, a balsa que realiza a travessia tem capacidade para abrigar 25 ônibus e 50 vans. No primeiro momento, são previstas oito viagens por dia, até as 18h. Ainda segundo o Governo, a viagem de caminhões de cargas vai continuar funcionando normalmente.
Queda da ponte
Parte de uma ponte do complexo Alça Viária, importante por fazer a ligação entre Belém e cidades do interior do estado, caiu na madrugada do dia 6 de abril no Rio Moju, próximo à entrada do município de Acará, que fica a cerca de 60 km de Belém.
Problemas de corrosão e desgaste em pilares e estacas foram detectados na ponte do Rio Moju durante vistoria técnica realizada no mês de janeiro de 2019 por técnicos da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), do Conselho Regional de Engenharia (Crea-PA) e do Corpo de Bombeiros, além de secretários, deputados e o governador.
Apesar disso, na ocasião, não foi detectado risco de desabamento da estrutura. O tráfego de veículos foi mantido no local.
Fonte: G1 Pará