A bancada federal do Pará no Congresso Nacional aprovou recursos de R$ 40 milhões para a pavimentação da rodovia BR-422. A via federal é uma das mais importantes do estado e é fundamental para a integração da região sudeste, entre os municípios de Tucuruí, Baião, Oeiras do Pará, Mocajuba, Cametá e Novo Repartimento. A aprovação da verba foi resultado de um compromisso da bancada, de uma luta da população daquela região.
A obra já vinha sendo discutida e colocada como pauta principal para solução. Para agilizar esse processo, houve uma audiência com o governador Helder Barbalho (MDB), que ocorreu no Palácio do Governo, no dia 26 de janeiro. “O Governo do Estado está sempre disposto a contribuir com qualquer obra que traga desenvolvimento e os trechos federais não pavimentados são estratégicos para nós, pois trazem desenvolvimento e facilitam o escoamento de produção”, comentou o chefe do executivo estadual.
Nessa reunião, estavam presentes o vice-governador, Lúcio Vale, e os deputados federais Airton Faleiro (PT), Cássio Andrade (PSB) e Eduardo Costa (PTB); o o deputado estadual Fábio Figueiras (PSB); o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Marcelo Sortica; além de prefeitos, lideranças municipais e um dos líderes da Comissão, o ex-senador Ademir Andrade.
Cássio Andrade observa que o início das obras da BR-422 é urgente, pois garantirá a trafegabilidade perene em uma rodovia que interliga o sudeste a outras regiões. “É um perímetro que serve como via principal de escoamento da região, portanto é inquestionável que se dê solução para a BR-422. O nosso mandato está sempre contribuindo para garantir obras que tragam mais desenvolvimento para região, como o asfaltamento da BR-422, que facilita o escoamento de produção e o tráfego seguro dos moradores”, afirma o deputado.
O recurso será destinado para as obras de pavimentação no trecho, que é repleto de buracos e pontos de alagamentos, com objetivo principal de garantir a mobilidade segura e fortalecer a economia da região.
Marcelo Sortica, o superintendente do DNIT, informou que o órgão federal já recebeu o projeto básico da obra, que está em análise. Falta o projeto executivo para abrir licitação. “O DNIT está com esse projeto muito adiantado, e na sequência da sua aprovação já vamos iniciar a contratação das obras. O Governo Federal tem prioridade absoluta para liberação dessas licenças e o efetivo início dessas obras ainda em 2021”, disse ele, ressaltando que vai dialogar com o Ibama para que seja acelerado o processo de licenciamento ambiental do trecho.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Assessoria de Comunicação de Cássio Andrade e Agência Pará)