terça-feira, 7 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Banco da Amazônia e Governo do Pará assinam protocolo para aplicação de R$ 3 bilhões em fomento no Estado

A assinatura do protocolo de intenções será transmitida através do Youtube nesta segunda-feira (8).
Serão apresentadas as linhas de crédito para o Estado. A novidade neste ano serão linhas de crédito voltadas para a sustentabilidade. Foto: Divulgação

O Banco da Amazônia (BASA) promove, nesta segunda-feira (8), às 14h, com transmissão ao vivo pelo Youtube, em respeito aos protocolos de prevenção da COVID-19 e o novo bandeiramento que o Pará se encontra, o encontro com o Governo do Pará para a assinatura do Protocolo de Intenções com o objetivo de aplicar na totalidade o plano de aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), da carteira comercial da instituição e demais fontes de fomento.

Durante a reunião, será firmado o compromisso do BASA em destinar de R$ 3 bilhões para economia do Pará, haverá uma prestação de contas de quanto o Banco aplicou no Estado em 2020 e as expectativas para o ano de 2021. A Reunião contará com a presença do presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, e da superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Low. O evento também contará com os representantes da Assembleia Legislativa, Sebrae, Governos Municipais e Entidades Classistas.

Serão apresentadas as linhas de crédito para o Estado. A novidade neste ano serão linhas de crédito voltadas para a sustentabilidade – o FNO Amazônia Rural Verde – cujo objetivo é estimular e diferenciar a finalidade de crédito para fomentar a economia e ao mesmo tempo reforçar o compromisso socioambiental da região.

Segundo o Superintendente do Banco da Amazônia do Pará, Edmar Bernaldino, no ano de 2020 o Estado teve a maior aplicação de crédito de fomento, movido principalmente por sua economia diversificada, o que motivou a aplicação de recursos 41% acima do orçamento previsto para 2020.


“O Estado do Pará é muito pujante, em 2020 a aplicação do crédito foi bem pulverizada, conseguimos levar o crédito para 100% dos municípios e atender a todos os setores produtivos que são importantes para a economia do Estado. Novamente tivemos uma excelente performance no Agronegócio, mas destacamos também os investimentos realizados no setor de infraestrutura além das linhas de crédito emergencial principalmente de capital de giro que auxiliaram bastante as empresas durante todo o ano. Para este ano, a expectativa é que o orçamento disponibilizado seja integralmente aplicado, e que possamos contribuir com o desenvolvimento e crescimento do nosso Estado, e ampliar também, nossa presença nos municípios através do crédito digital”, afirmou Edmar Bernaldino.

(Da Redação Fato Regional, com informações da Ascom Banco da Amazônia)