domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Bancos, comércio, serviço público: o que funciona no feriado de 7 de setembro

Órgãos públicos devem ter o expediente facultado também na sexta, com exceção de serviços essenciais. Confira o que deve funcionar.
Centro comercial de Tucumã. (Foto: Fato Regional / Arquivo)

O 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, é um feriado nacional e altera o funcionamento de vários serviços. Em alguns casos, como para órgãos públicos, a sexta-feira (8) também deve ter expediente facultado, com exceção de serviços essenciais que funcionam em regime de escala. De forma ampla, bancos, lotéricas e Correios não vão funcionar, mas voltam normalmente na sexta-feira.

Em Ourilândia do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu, Rio Maria, Sapucaia e Água Azul do Norte, no sul do Pará, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Tucumã e Regiões (Sindtur) informa que os centros comerciais estarão abertos até as 13h, com pagamento de horas extras. Para supermercados, as regras são mais específicas e nem todos devem abrir.

“Nossa última convenção coletiva de trabalho, deste ano, não incluiu supermercados. Nesse caso, só poderão abrir os estabelecimentos que fizeram acordo coletivo com os trabalhadores ou com o sindicato. Os que não possuem, não podem abrir e só devem retornar às atividades na sexta-feira, dia 8. Vamos tomar providências em relação aos supermercados que abriram fora dessas regras”, informou Fábio Marcelo Marques de Souza, presidente do Sindtur.

Pelo Governo do Pará, a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) informou que além da alteração do expediente no feriado, “…fica facultado o expediente nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual no dia 8 de setembro, em razão do feriado de Independência do Brasil. Será acrescentada uma hora à jornada diária normal de trabalho dos servidores, nos seis dias úteis subsequentes ao dia 8 de setembro”.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!