Banho nas compras? Agência estadunidense levanta hipótese de que embalagens não fazem pegar covid-19

Ainda é apenas uma hipótese, ainda que haja consenso internacional sobre o assunto. Porém, não pode ser seguro afirmar neste momento.
Imagem Ilustrativa. (Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas)

Quando a pandemia de covid-19 chegou, uma das primeiras recomendações de segurança era lavar e higienizar bem todas as embalagens e alimentos (que podem ser diretamente limpos) após uma voltar das compras. Talvez, apenas talvez, essa medida pode não ser tão necessária. A hipótese é da United States Food and Drug Administration (FDA), o equivalente à Anvisa dos Estados Unidos. Calma, leitor. Isso não quer dizer que você já pode parar de higienizar suas compras, por mais irritante que seja dar banho e passar álcool nas compras.

Na nota técnica da FDA, a tese é de que não há evidência de que a infecção do coronavírus SARS-CoV-2 ocorra por meio do contato com embalagens ou pela ingestão de alimentos. No entanto, a maior parte da população mundial é que nunca foi muito ligada em higiene e segurança, o que levava um comportamento arriscado. O tempo todo, todos nós deveríamos higienizar alimentos e embalagens ao chegar das compras por uma série de outros tipos de micro-organismos e substâncias perigosas.

A FDA aponta que o SARS-CoV-2 causa uma doença respiratória, transmitida entre pessoas. “É diferente de vírus alimentares, que podem contaminar quem os consome”, explicam os especialistas envolvidos na nota do órgão de saúde estadunidense. Porém, pesquisadores encontram pequenas quantidades de vírus em alimentos e em embalagens. Só que a infecção requer uma porção maior de partículas do micro-organismo. para se estabelecer – não seria possível ficar doente a partir do contato com poucas partículas.


O fato é que o hábito de lavar e usar álcool 70 nas compras e uso de soluções de higienização de alimentos continua sendo saudável e seguro. A covid-19 e o vírus causador são muito novos e consensos podem mudar a todo tempo. Continue higienizando as compras porque é bom.

(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: