O governador Helder Barbalho inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27), uma ponte viária que interliga o centro de Bannach ao distrito de Pista Branca. Mas o pequeno município do sul do Pará também teve mais uma novidade: a primeira agência bancária da história, do Banco do Estado do Pará (Banpará).
O primeiro banco de Bannach fica na avenida Antonia Soller, no centro da cidade. Todas as operações de um banco estão disponíveis. O espaço conta com área de autoatendimento, com quatro caixas eletrônicos; Espaço Preferencial; Atendimento à Pessoa Física e Jurídica; cadeiras novas, climatização e banheiro; área de espera e caixa bancário para atender correntistas e público em geral.
A agência Banpará Bannach atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência, oferecendo rampas de acesso, guichê de caixa, caixa eletrônico e pronto atendimento adaptados. Com as agências Ulianópolis, Rurópolis e Bannach, o Banpará passa a estar presente em 113 municípios e conta com 130 agências, no total. Helder reafirmou que o banco público paraense vai chegar aos 144 municípios do Estado.
“Agradeço ao time do Banpará, que chega para atuar e ajudar Bannach a crescer e se desenvolver. Esse banco tem um papel de oferecer oportunidades para o comércio, indústria e produtores rurais. Tudo que uma agência de Belém faz, também faremos aqui”, afirmou o governador.
Nova agência e ponte marcam momento de desenvolvimento do município
“Estamos em sintonia e parceria com o município, trabalhando para melhorar as estradas e auxiliar no escoamento da produção. Estamos com investimentos para cuidar das pessoas, principalmente durante a pandemia, com pagamento de auxílio-alimentação para alunos da rede pública e fazendo transferência de renda, como o Renda Pará, realizando o complemento de R$ 100 no auxílio do Bolsa Família”, declarou o governador
O governador também anunciou que começou um planejamento para modernizar, em fases distintas, a pavimentação asfáltica da estrada que liga a sede do município até a BR-155. “São mais de 50 quilômetros. Vamos planejar para, dentro das possibilidades, avançar por partes nesta obra que é um desejo antigo da cidade”, ponderou o governador.
A prefeita Lucineia Oliveira explica que a nova unidade bancária vai dar mais competitividade ao município na atração de novos investimentos, além de fortalecer o comércio local. “Recebemos duas importantes obras que são motivos de muita alegria. A Agência Banpará é um sonho da comunidade e comércio. Já a entrada da ponte, faz parte de um conjunto que totaliza 12 pontes onde algumas já foram entregues. Agradecemos ao Estado pelos investimentos que beneficiam as zonas urbana e rural”, disse.
“Essa agência tem uma história de muita luta do município. Uma agência que chega para somar no desenvolvimento socioeconômico da cidade. O banco chega para auxiliar, fomentar a economia local, além disso, informamos que já estamos pagando o Renda Pará nesta agência”, destacou o presidente do Banpará, Brasilino Assunção.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)